Bex Intercâmbio Cultural


Das 20 maiores cidades dos Estados Unidos, quatro estão localizadas na Califórnia: Los Angeles, São José, San Diego e São Francisco. Sua capital, Sacramento, também é uma grande cidade. A região sul da Califórnia é densamente povoada, sendo que as duas maiores cidades do estado (Los Angeles e San Diego) estão localizadas ali. Já na região norte estão localizadas as cidades de São Francisco e São José, além da capital do estado, Sacramento.

Os espanhóis foram o primeiro povo a explorar e colonizar a área onde atualmente fica o estado de Califórnia, e após a independência mexicana, tornaram-se parte do México. Os norte-americanos anexaram a Califórnia na década de 1850, em uma guerra com o México.

A palavra Califórnia originalmente se referia à península da Baixa Califórnia do México; mais tarde, foi estendido a toda a região composta pelos atuais estados da Califórnia, Nevada e Utah, e partes do Arizona, Novo México, Texas e Wyoming.

O "O apelido" do estado é Golden State, que significa em português "estado dourado". Sua origem ainda é tema de discussão. Pode ter vindo da corrida do ouro de 1849, quando minas de ouro atraíram dezenas de milhares de pessoas de todo o país para a região. Outra possibilidade é uma referência à relva nativa do estado, que adquire uma cor dourada na estação seca. Ou pode também ser uma referência ao seu clima, quente e ensolarado durante a maior parte do ano.

Dada a sua grande extensão e sua diversidade geográfica, a Califórnia possui uma grande variedade de climas, que varia em relação a distância do oceano e presença de obstáculos geográficos (como serras e cadeias de montanhas). A maior parte do estado possui um clima temperado mediterrâneo, com apenas duas estações bem definidas, com invernos chuvosos e verões secos - especialmente no sul e ao longo do litoral.

Durante o ano a temperatura na Califórnia chega a uma média de 23°C, com diferenças no inverno, onde pode baixar para 6° C em algumas cidades. Já no verão, é comum que a temperatura chegue até uma média de até 28° C. Em geral, o norte da Califórnia tem um clima ameno, como San Francisco, que no verão tem máxima de 21° C e mínima de 10° C e no inverno podem chegar a 8° C. Já na região sul, o clima costuma ser bem mais quente, como em Los Angeles, onde no verão, as máximas podem chegar a 29° C e temperatura mínima, a 15° C.

Como o estado mais rico dos Estados Unidos, a Califórnia é responsável por aproximadamente 16% do PIB do país, mais do que qualquer outro estado norte-americano. Se a Califórnia fosse um país independente, estaria posicionada na nona posição entre as economias mundiais, atrás apenas dos outros 49 estados norte-americanos em conjunto, e da China, do Japão, da Alemanha, da França, do Reino Unido, do Brasil e da Itália.

Uma das principais universidades do Estado é a Universidade da Califórnia, que possui um total de dez campi e emprega mais vencedores do Prêmio Nobel do que qualquer outra instituição de ensino superior do mundo. Além disso, é considerada uma das melhores instituições de ensino superior público do país. Algumas universidades privadas internacionalmente conhecidas estão também localizadas no estado, como a Universidade de Stanford, Universidade do Sul da Califórnia e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (ou simplesmente Caltech). Atualmente, o estado possui 400 instituições de educação superior, das quais 144 são públicas e 256 privadas.

Portanto, a Califórnia é um excelente destino para passear e estudar.


Confira Algumas fotos do Califórnia

Outros Destinos