http://bex.tur.br/programas/estudar/high-schooL " />

Bex Intercâmbio Cultural

Sem dúvidas, fazer um intercâmbio é um passo importante e uma experiência marcante na vida de qualquer estudante. Conhecer novas culturas, aprender um novo idioma e fazer novos amigos. Geralmente essas são motivações de quem busca conhecer outro país. Porém, dependo da idade do aluno e do tipo de intercâmbio, como o High School, essas mudanças podem ser mais intensas do que se imagina. Então, para não ser pego de surpresa, veja cinco dicas para os jovens se adaptarem ao intercâmbio High School.

1)Se prepare

Esta é a primeira dica para o jovem que deseja viajar para cursar o High School. É importante saber que o começo do intercâmbio se dá muito antes do dia do embarque. Por isso, é essencial que tanto os alunos quanto seus familiares, assim que decidirem pela viagem, comecem a se acostumar e a diminuir a relação de dependência, pois quando estiver longe, o aluno precisará estar preparado para fazer escolhas e agir de forma mais independente.

2)Na escola, você não estará sozinho

Mais que uma dica, esta é uma lembrança que o aluno deve carregar consigo durante toda a viagem. Quando se conta com o suporte de uma boa empresa de intercâmbio, o jovem tem ao seu lado, ao longo do programa, uma série de profissionais, tanto no Brasil quanto no exterior, capacitados para ajudá-lo a resolver qualquer problema.

3)Se precisar, peça ajuda

O brasileiro costuma ter uma postura mais paternalista e protetora do que outros povos; por isso, quando chega em países culturalmente diferentes, o jovem costuma ficar com medo ou com vergonha de pedir ajuda pensando que será mal interpretado. Mas lembre-se, no intercâmbio, a escola, a host Family e seus amigos, estão ali para te ajudar aproveitar cada momento.

4)Se livre de pré-conceitos

Por mais preparado que você esteja, morar fora será sempre uma experiência desafiadora. Então entenda que você precisará conviver e principalmente respeitar o modo de comer, vestir e de viver das pessoas do outro país, por isso, entre as dicas para os jovens se adaptarem ao intercâmbio High School a mais importante é: livre-se de pré-conceitos e mantenha a mente aberta para viver cada nova experiência.

5)Controle suas expectativas

Esta quinta dica é também uma das mais necessárias. Muitos jovens saem do país para fazer intercâmbio achando que tudo ocorrerá como eles sempre sonharam. Bom, a vida não costuma seguir roteiros, por isso alinhar a expectativa com a realidade é algo muito importante para que a adaptação a um novo país ocorra da melhor maneira possível.

Por fim, antes de sair do Brasil, o aluno precisa saber que essa viagem representará um momento de amadurecimento e que ele terá que reconquistar tudo, amigos, escola, independência, muitas vezes sem ter o domínio do idioma e cercado por pessoas desconhecidas.

Parece difícil, mas com o passar dos dias, a experiência vai se mostrando como algo fascinante e transformador por isso. Entre todas as nossas dicas para os jovens se adaptarem ao intercâmbio High School, a última sempre será: aproveite ao máximo o que essa experiência tem a te oferecer.

Ficou interessado em participar do intercâmbio High School? Acesse o site da BEX e veja as opções de países http://bex.tur.br/programas/estudar/high-schooL


Voltar para notícias

Outras Notícias