http://bex.tur.br/contato " />

Bex Intercâmbio Cultural

Quando pensamos em tentar algo burocrático, como uma aplicação para estudar em outro país, sempre surge um pouco de apreensão e medo de fazer algo errado.

Para quem deseja estudar no Canadá em um college – que é diferente de university, mas vamos esclarecer isso melhor mais para frente –, é preciso preencher uma série de requisitos e se munir de informações para tomar as decisões certas.

Por isso, preparamos o artigo a seguir com 5 passos importantes para conseguir entrar em um college canadense e ficar pronto para o mercado de trabalho. Vamos lá?

1) Saiba o que é um college

Como dissemos na introdução, existem diferenças entre college e university que podem ser decisivas para que você faça a escolha certa.

De forma resumida, podemos dizer que o ensino superior canadense chama as instituições de ensino com foco em pesquisa e ensino de university, enquanto os colleges (que oferecem diplomas, bacharelados e pos-graduação) são mais voltados para o mercado de trabalho.

2) Faça um planejamento minucioso

Antes de começar a providenciar documentação, se preocupar com a matrícula e pensar nas acomodações, é preciso pesquisar bastante e conversar com pessoas que conheçam bem o processo de intercâmbio para tomar o máximo de decisões corretas. Nesse sentido, o pessoal da BEX é especialista. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!
Então, é preciso decidir o que você quer estudar, quais regiões são mais apropriadas para a sua área de conhecimento, onde você deseja morar, se deseja imigrar ou voltar para o Brasil quando o curso terminar, qual é o seu orçamento para se manter, entre outros detalhes.

3) Certificado de proficiência

Ter o certificado de proficiência é parte central do processo de ingresso em uma instituição de ensino do Canadá. Esse certificado pode ser o TOEFL (inglês americano) ou o IELTS (inglês britânico).

Para conseguir as certificações, é preciso pagar a taxa cobrada e fazer os testes que envolvem conversação, compreensão de língua, escrita e leitura.

4) Outros documentos e detalhes burocráticos

Com o college escolhido e o certificado de proficiência em inglês em mãos, você vai precisar enviar uma cópia digitalizada do passaporte e o histórico escolar com tradução juramentada para a instituição de ensino, além do preenchimento do application form e pagto do application fee.

Se você for aceito, a instituição vai enviar uma Letter of Acceptance, que é necessária para solicitar o visto canadense de estudante.

5) A emissão do visto

Dar entrada no visto de estudante é um processo complexo e burocrático, então, a melhor solução é, realmente, buscar uma agência de intercâmbio que seja especialista no assunto.

A obtenção do visto de estudante é uma das partes mais importantes de todo o processo. Envolve, em geral, o envio de diversos documentos básicos (passaporte, vínculo com o Brasil suporte financeiro, etc), da LOA emitida pelo College, do certificado de proficiência em inglês, além dos formulários de aplicação do visto. Depois de tudo isso, você também vai precisar fazer um exame médico solicitado pelo consulado canadense.

Apesar de o processo ser burocrático, ele não é um bicho de sete cabeças, principalmente se você tem uma empresa para assessoria de intercâmbio no seu time.

A BEX pode te ajudar a tornar esse processo todo muito mais suave. Acesse o site e converse com um consultor. http://bex.tur.br/contato


Voltar para notícias

Outras Notícias