Esse intercâmbio tem sido muito mais do que eu esperava. É como se ir para outro país multiplicasse todos os seus sentimentos por mil. Sua vontade de aprender é maior, a saudade é maior, o amor é maior, a alegria e até a tristeza de vez em quando.
Estou em Toronto faz pouco tempo e já aprendi mais do que eu teria aprendido estudando inglês numa escola de línguas no Brasil, sei que já falo e tenho uma pronúncia muito melhor também. Vejo com outros olhos as coisas que no Brasil eu não enxergava por não ser totalmente independente como me tornei aqui. Aprendi a controlar meu dinheiro e fazer uma média de gastos por mês (sem aplicações no celular, viu? Só calculadora). Aprendi que o tempo é mesmo valioso. Aprendi a dar mais valor aos meus pais que fazem de tudo por mim, e que a saudade é incontrolável. Aprendi, estou aprendendo e tenho mais 8 meses, senão a vida toda, para aprender mais.
Como o próprio nome diz, é um intercâmbio cultural. Você não aprende apenas a cultura do país em que você está, mas, principalmente em Toronto, você aprende um pouco de cada parte do mundo. Conheci gente da Ucrânia, do Japão, da Coréia, da Líbia, da França, de Portugal, da Indonésia, da China, do México, da Suíça, da Bélgica... E agora tenho um pedacinho de cada país no coração. Conheci pessoas com culturas completamente diferentes da minha, e o melhor de tudo, me tornei amiga delas, ignorando todas as diferenças culturais. O curioso é que, apesar dos adeus que brevemente ocorrerão, tenho certeza de que vou me lembrar de cada um deles, porque foi o primeiro contato com tantas culturas diferentes ao mesmo tempo e isso é único.
Ainda tenho um longo caminho a percorrer, já que quero fazer faculdade aqui. Graças a Deus, aos meus pais e a BEX Salvador isso vai ser possível. Às vezes algumas coisas se embolam no caminho, mas (outra coisa que aprendi) mantendo a calma, elas se desenrolam e você vê tudo dando certo. É a melhor sensação do universo. Estar aqui tem sido uma experiência única, até mágica! Apesar de toda saudade, eu posso dizer que hoje sou, sim, uma pessoa melhor, mais madura e enfim, feliz
Ana Clara Garcia esta estudando inglês com pathway para universidade em Toronto, Canada