Bex Intercâmbio Cultural

Me chamo Bárbara Nichetti, tenho 18 anos e sou natural de Bento Gonçalves. Aos 12 anos de idade comecei um curso de inglês na Fisk, onde me formei em 2010. Desde o começo do curso, meu sonho era fazer o Intercâmbio High School no Estados Unidos, que é o intercâmbio onde se faz parte do ensino médio em uma escola americana. Aos doze anos já tinha esse sonho traçado para o meu futuro e em agosto de 2012, com 17 anos, eu pude realizá-lo.

No dia 25 de agosto de 2012, cheguei nos Estados Unidos, no estado de Minnesota, onde permaneci por nove meses. Morei na pequena cidade chamada Bertha, com apenas 500 habitantes e morei em uma casa de família. Tive pai, mãe e irmãos americanos que me receberam totalmente de portas abertas e fui tratada como uma filha de verdade, como se nos conhecêssemos desde sempre.

Nesses nove meses, estudei na Bertha-Hewitt High School, uma escola pública de ensino médio americana. Tive aulas integrais, estudava das 8:15 às 15h, ao meio dia almoçava na escola junto com meus colegas e após as aulas, tínhamos treinos de diversos esportes. Fiz parte do time de voleibol, basquete e softball – que seria baseball, mas para mulheres. Participei de competições e campeonatos estaduais pela equipe da escola. Além dos esportes, também fiz parte do grupo de teatro e de um musical que foi apresentado para toda a cidade. A rotina de um estudante no EUA é bem corrida, pois passamos a maior parte do nosso dia na escola. São varias atividades extraclasse que levam à interação com os colegas, professores e treinadores.

Ter sido uma intercâmbista por um ano foi algo incrível, conheci pessoas do mundo todo que como eu, eram intercambistas e estavam na mesma escola onde estudei. No total, éramos em dez estrangeiros, um de cada parte do mundo, com histórias de vida diferentes e costumes mais diferentes ainda. Houve uma troca de experiências e pensamentos, onde cada um contou um pouco como era sua vida no seu país natal.

Durante o tempo que estive em Bertha, eu pude aprender muito sobre a cultura americana. Uma nação que é totalmente devota ao seu país e à sua história. Celebrei todas as datas comemorativas lá e vivi essas datas exatamente como um americano vive.

Não esquecendo de comentar sobre um fator essencial que aconteceu nesse período. Em nove meses que estive lá, por quatro esteve nevando e eu, finalmente, conheci a magia da neve. Pude vivenciar todas as experiências possíveis com neve, desde esquiar e praticar snowboard, como viver um Natal verdadeiro de neve e frio. Foram nove meses vivendo um sonho, onde eu era uma brasileira rodeada de pessoas um tanto que diferentes de mim.

Fiz o intercâmbio com o intuito de tornar o meu inglês fluente, mas voltei com muito mais do que apenas isso. Voltei uma nova pessoa, com experiências incríveis e lembranças que, com muita certeza, levarei para a vida toda.
O que esse tempo de independência me agregou foi um crescimento pessoal imensurável, aquele conhecimento que dizem que nada e nem ninguém pode te tirar, e é por isso que ele é tão precioso assim!

Barbara participou do High School nos EUA

Voltar para Depoimentos

Outros Depoimentos