A iniciativa partiu de mim, professora Janete Ghidini Biazus, com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINDISERP, e em janeiro de 2017 acompanhei 30 alunos do Projeto Servir e do convênio com a Secretaria de Turismo para um intercâmbio de estudos durante 22 dias em Vancouver, no Canadá.
A viagem, que vinha sendo planejada desde 2015, intensificou o aprendizado da língua estrangeira através da conversação, da pronúncia e do enriquecimento do vocabulário nas três horas de aulas diárias na International Language Schools of Canada (ILSC). Ao final, todos receberam o certificado da escola. Todo suporte foi dado pela agência BEX Intercâmbio Cultural, de Bento Gonçalves.
Pela terceira vez consegui levar meus alunos ao exterior. Isso prova que com muito empenho e amor ao que se faz tudo se torna possível.
Ficamos hospedados em diferentes homestays (casas de família preparadas para receber estudantes estrangeiros), um grande desafio para todos, pois envolve comunicação e mobilidade. Para o grupo, assim como para mim, a viagem foi fantástica. Conhecemos estudantes japoneses, coreanos e colombianos que também estavam lá para estudar o idioma. O inglês é a língua da globalização, que possibilita o acesso a novas culturas e aprendizados.
E as três semanas não foram de apenas estudos. Conhecemos os principais pontos turísticos de Vancouver, como o Stanley Park, Jericho Beach, Lynn Park, Museum of Vancouver, Museum of Antrophology, University of British Columbia, Gastown e o Pacific Centre, bem como praticamos snowboarding no Mount Seymor, ice skating e assistimos ao jogo de hockey do Vancouver Canucks, além de visitar a Capilano Suspension Bridge, local onde foram gravadas as cenas do filme Indiana Jones, entre outros. Visitamos Whistler, Victoria, capital da província de British Columbia e Seattle, nos Estados Unidos.
A viagem foi longa, 38 horas de conexões, turbulências e imigração, mas superou todas as expectativas.
Estou muito feliz e orgulhosa com o grupo maravilhoso que me acompanhou durante o intercâmbio, o suporte da BEX foi perfeito e a amizade que criamos entre nós é muito gratificante e emocionante.
Pra finalizar??? Que tal já começar a planejar um próximo intercâmbio??? Orlando, Londres, Nova York, Austrália, ... porque sempre voltamos diferente de uma viagem!!!
A professora Janete levou um grupo de alunos para estudar inglês na escola ILSC em Vancouver, Canadá.