Sentindo a necessidade de conhecer novas pessoas e viver com uma cultura diferente, tomei a decisão de ir para o Canadá para cursar o High School. Foram quatro meses morando em uma host family, na cidade de Duncan, British Columbia.
Me considero sortuda demais pela família que me acolheu. Em momento algum me senti sendo apenas uma visitante, fui tratada como filha desde as primeiras ligações, ainda quando estava no Brasil. Além de poder contar com pai e mãe, ainda tive um irmão da minha idade e uma irmã de 23 anos.
Apesar de todas as diferenças culturais e das dificuldades enfrentadas, o conhecimento e a vivência que adquiri no Canadá fazem com que eu indique o intercâmbio para todo mundo. Independentemente da idade, da duração ou do objetivo, a oportunidade de se auto conhecer e fazer amizades ao redor de todo o mundo é imensurável.
Estudei em uma escola pública de ensino médio, de segunda a sexta das 9h às 15h30min. Com cerca de mil e quinhentos alunos, a estrutura era incrível, com salas específicas para cada matéria e uma relação de companheirismo entre alunos e professores, visto que a liberdade do aluno na escola possibilita que estejam em sala de aula apenas quem - realmente - quer estudar. Cursei as aulas de inglês, matemática, física e dança, por mais que todas tivessem a mesma base das aulas daqui, aprendi tudo de forma diferente.
Fiz amizades e criei vínculos com pessoas incríveis, canadenses, noruegueses, chineses, japoneses, espanhóis e alemães muito educados e com uma visão distorcida do nosso país.
As dificuldades com a língua foram mínimas perto do respeito dos canadenses com intercambistas. Procuravam sempre me ajudar e corrigir, de forma sutil, os erros que cometia.
Luiza fez o High School no Canadá