Escrevo para dizer que estou de volta ao Brasil e espero não sofrer de uma depressão profunda de abstinência pós-viagem, porque esse intercâmbio, embora de poucas semanas, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito por mim mesmo. Paris é uma cidade vibrante, mesmo no inverno. Ter a oportunidade de ficar esse tempo em cenários incríveis como os que ela tem, de vivenciar uma cultura tão sólida, bonita e diferente da nossa foi incrível; ainda que eu escrevesse um depoimento de páginas e páginas não seria o bastante para descrever o quanto é mágico. Tudo ocorreu perfeitamente bem, desde a chegada no aeroporto Charles de Gaulle e com o traslado.
A família Yvert é ótima e muito prestativa. Logo que cheguei, Gérald me convidou para um passeio de bicicleta pelas redondezas e apresentou o bairro e até mesmo me acompanhou até a rua da escola, mostrando o que caminho que eu deveria fazer a partir do dia seguinte. Eu tive muita privacidade e independência em toda a estadia, pois fiquei num estúdio conjugado ao apartamento deles, logo, tive o meu próprio banheiro, quarto, cozinha e entrada. Como eles trabalham o dia todo e eu andei muito pela cidade todos os dias após o curso, nos comunicamos na maior parte do tempo via mensagem, mas fui convidado a jantar e almoçar com eles em algumas ocasiões e foi muito bom.
A LSI também é uma escola que me agradou muito. Fiz um teste de nivelamento logo no primeiro dia e frequentei uma sala intermediária, o que foi ótimo, pois lapidei aquilo que já sabia e aprendi muitas coisas novas. Como eu nunca frequentei um curso regular de idiomas, não tenho muito parâmetro para comparações. Mas, na minha sala, tive quatro colegas que já haviam passado pela Aliança Francesa, por exemplo, e comentaram que o material da LSI e o nível de dificuldade é bem mais alto. Fiquei contente com isso.
Sendo assim, eu agradeço demais a sua atenção e apoio durante todo o planejamento e pode ter certeza que eu já estou falando da BEX para todo mundo! Estou absurdamente satisfeito e, com certeza, quero fazer de novo!
Marcio estudou francês na escola LSI em Paris, França