Logo que comecei aulas de inglês em 2008 junto o sonho de fazer um intercâmbio surgiu. Desde lá vinha imaginando e pesquisando ideias de qual estilo fazer e assim que conheci o High School a vontade de viver “a vida dos filmes” aumentou ainda mais.
Depois de começar o ensino médio no brasil a ideia foi se desfazendo aos poucos até que no começo de 2019 eu decidi que iria viajar naquele ano. Logo, entrei em contato com a BEX pra marcar uma reunião o quanto antes e depois da primeira conversa já tinha em mente que iria fazer um ano do ensino médio nos Estados Unidos. Assim que eu optei pelo ano letivo inteiro começamos o processo de aplicação e documentos no dia seguinte, e o suporte da BEX foi fundamental para organizar tudo perfeitamente e finalizar antes do prazo final.
Após isso, começou o período de maior aflição, a espera da Host Family e o estado/cidade. Foi longo, mas quando lembro do momento em que recebi a notícia, não consigo expressar a mistura de felicidade e ansiedade que senti. Passagem comprada, malas prontas, passaporte na mão e assim embarquei para Scottsdale, Arizona no dia 5 de agosto de 2019 para viver a melhor experiência da minha vida.
As primeiras semanas de adaptação foram difíceis, porém fiquei surpreso com a facilidade que o cérebro humano se adapta a vida escolar com um idioma totalmente diferente e a um sistema de ensino completamente distinto do brasileiro. Após os primeiros quinze dias na “Desert Mountain High School” já me sentia parte da família e um americano nato, pegando o ônibus escolar amarelo toda manhã, comendo o almoço da cafeteria, trocando de sala a cada período, tendo meu próprio armário, enfim, vivendo tudo aquilo que imaginamos de uma escola americana e com a certeza de ter feito a escolha certa.
As principais vantagens do High School quando comparado a um intercâmbio de inglês geral são: a imersão total em um ambiente diferente falando o idioma estrangeiro o tempo inteiro; já que raramente brasileiros acabam indo para a mesma região, a oportunidade de aprender matérias do nosso currículo escolar com diferentes formas de abordagem, mas especialmente ter a oportunidade de se sentir parte da família e comunidade e de conhecer diversos lugares únicos que não são comuns quando viajando de férias.
Por fim, acrescento que a frase “está na hora de ir pra casa” não se aplica a intercambistas, porque após a viagem você sempre terá um outro lugar no mundo para chamar de casa.
Miguel fez o programa de High School em Scottsdale, AZ, nos EUA