Sim, é um sonho! O mais real que já tive, o mais concreto, o mais desafiador e o que tem mais me feito feliz... Uma mistura enorme de emoções: ânimo por enfim poder me aventurar sozinha no mundo e medo pelo mesmo fim, abastecida de coragem, de esperanças e de ânsia para explorar o novo.
Montréal tem sido muito colorida aos meus olhos, com pessoas de todas as culturas e religiões, de todas as cores e que falam as mais variadas línguas. Quando eu cheguei, fiquei encantada em como as pessoas poderiam trocar do francês para o inglês em um momento, impressionada com o transporte público, em como as pessoas são solicitas e educadas. Mas aí a minha análise parou de ser de uma observadora, eu passei a fazer parte dessa sociedade, vibrar com ela. Passei a sentir todo esse respeito que eles têm pelos seus cidadãos, todo esse respeito pela sua história, pela sua cultura e pela dos outros, pelo francês e pelo inglês, pelas leis e pelos direitos das pessoas, todas elas. Montréal e o Canadá me conquistaram pela simplicidade e pela capacidade de serem humanas.
Eu não sei como será não poder ouvir "Bonjour!Hi!" todos dos dias quando você fala com alguém, ou dizer "Bonjour" para o motorista do ônibus e ele te responder com o sorriso no rosto, mas eu sei que eu sempre vou lembrar desses dias que foram os melhores da minha vida e todos foram com um sorriso no rosto...
Para esse país eu digo "À bientôt!", para essa língua eu digo "Tu peux!" e para essa pessoa que viveu aqui esse um mês e 5 dias eu digo "Bonjour Salvador!"
Rebecca estudou francês na escola ILSC em Montreal, Canadá.