A África do Sul é famosa por seu sol encantador, menos freqüente nas estações chuvosas. Os meses de abril e maio são mais agradáveis, quando não há chuvas. No verão a temperatura pode ser superior a 32º C. Toda a costa sul-africana também oferece condições seguras para nadar e praticar outros esportes aquáticos como o surfe e o mergulho. O Clima favorável do país faz dos esportes uma atração para o ano inteiro. Cerca de 160 atividades esportivas são praticadas e os mais populares são o futebol (A Copa do mundo de 2010 foi lá !), o rugby, críquete , tênis e o golfe.
Seu grande diferencial para atrair turistas é a beleza natural e o turismo inclui aventura, safári, lazer e atrações históricas. Muitas praias, florestas, desertos e montanhas com neve. Festivais de música, cinema e arte são frequentes. Possui também trilhas ecológicas são uma atração especial. Existe uma rede de trilhas sinalizadas que envolve as nove províncias. As opções incluem caminhadas nas montanhas, florestas, cavernas, litoral, semi-árido e desertos. O país está entre os 30 mais escolhidos como destino turístico no mundo. O governo sul-africano coloca o setor de turismo entre os mais importantes da economia
O pais possui onze línguas oficiais: africâner, inglês, ndebele, sesotho do norte, sesotho do sul, swazi, tswana, tsonga, venda, xhosa e zulu. A cidade mais conhecida pelos turistas é cape Town, onde a língua mais falada é o inglês.
A África do Sul tem três capitais: Cidade do Cabo, a maior das três, é a capital legislativa; Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital judiciária. A principal e maior cidade é Johanesburgo, com aproximadamente 4 milhões de habitantes na área metropolitana, seguida por de Cidade do Cabo (Cape Town) com cerca de 3 milhões, na área metropolitana.
O principal destino para intercâmbio e turismo é Cape Town. Veja a seguir as principais atrações turísticas da cidade e seus arredores:
1) Table Mountain: tem esse nome pois o formato da montanha parece uma mesa. Fica a poucos minutos do centro da cidade, sendo o principal ponto turístico e cartão postal de Cape Town
2) Cabo da Boa Esperança: ou Cape of Good Hope, é o ponto extremo do sul do continente africano onde as águas do oceano Atlântico se encontra com o indico e servia de referencia para os navegadores. Dai veio o nome de Cape Town, que se tornou a cidade mais importante da região.
3) Boulders Beach: no caminho entre Cape Town e Cabo da boa esperança, você encontra essa praia fantástica praia com uma colônia de mais de 2 mil pinguins africanos, quase em extinção.
4) Robben Island: É uma ilha onde Nelson Mandela passou longos anos preso e também outros líderes africanos, soldados civis e personagens históricos. Para visita-la basta pegar um barco saindo de Waterfront, porto da cidade mas também moderno centro de compras e restaurantes.
5) Vinicolas: cerca de 20 min do centro de Cape Town fica Constantia, que é a mais antiga região produtora de vinhos da África do Sul. A Groot Constantia é a vinícola principal e mais antiga, de 1685. Lá você encontra um museu e pode fazer uma degustação de vinhos. Outra ótima pedida é esticar um o passeio e visitar Stellenbosch e Franschoek, dois dos destinos mais procurados pro amates do vinho e são reconhecidas por produzir os mundialmente famosos vinhos sul-africanos.
Sem falar nos safáris em carros super seguros e guias locais, prais belíssimas, surf e demais esportes de aventura.
Sem dúvida, a África do Sul é um local para ser visitado e bastante apreciado.
Nome formal: Republica da Africa do Sul
Capital: Pretória
Moeda: Rand