O mar do Japão separa o continente asiático (cujos países mais próximos são Coréia, Rússia e China) do arquipélago. Por menor que seja, o país ainda é maior que a Alemanha e tem um tamanho equivalente ao da Itália e ao da Califórnia. O clima sofre grande variação, mas na maioria das cidades japonesas ele permanece entre temperado e subtropical. O inverno é agradável e o verão é quente e úmido.
A indústria de entretenimento japonesa é uma das maiores e mais inovadoras do mundo. Vários brinquedos, produtos e serviços dessa indústria se tornaram internacionalmente populares, como o Karaokê, por exemplo. Apenas na capital, Tóquio, as opções de lazer, cultura e entretenimento são supervariadas e emocionantes. Com um sistema de transporte que dá inveja a qualquer grande metrópole, a cidade ainda conta com lojas ultramodernas, restaurantes, bares e danceterias com aparatos de ultima geração, com música para todos os estilos e gostos (até brasileira!), o que faz de lá o local ideal para se viver uma experiência única marcada de contrastes. Estar no Japão é como se aventurar na dimensão hightech de uma história ao estilo do filme Blade Runner.
Com uma cultura ancestral extremamente rica, o Japão possui em seu território 22 locais que são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. É um dos países do mundo com a maior quantidade de espaços de tamanha importância imaterial assinalada pela Unesco. Dentre estes lugares estão templos, palácios, vilarejos, santuários, espaços sagrados, fábricas e demais locais históricos que atraem a visita de milhões de visitantes do mundo todo, anualmente.
Um país insular de pequena extensão, mas com uma população de 126 milhões de pessoas. Apesar de ter uma área mais ou menos do tamanho do estado do Mato Grosso do Sul, o Japão é extremamente povoado. Com isso, o país possui habitações majoritariamente verticais (edifícios), e imóveis bastante pequenos, apesar de muito aconchegantes e confortáveis.
A densa população também ensinou o Japão a construir os melhores serviços de transporte público do mundo. O metrô de Tóquio é um exemplo disso. Os trens-bala que cruzam o país podem atingir até 400 km/h, enquanto os aeroportos oferecem voos domésticos por valores bastante acessíveis. Por isso, se você decidir ir ao Japão, certamente não terá problemas para se locomover pelo país.
Na área gastronômica, a culinária japonesa oferece, além dos famosos sushi e sashimi e do sakê, uma enorme variedade de pratos e especialidades regionais.
Curiosidade da língua: além do alfabeto romano, mais usado pelos ocidentais, a escrita do idioma japonês se subdivide em três ideogramas (Kanji, Hiragana e Katakana) e é falado diferentemente entre as mulheres japonesas e os homens. Há inúmeras palavras que um gênero costuma usar e outro não.
O Hiragana é um alfabeto silábico utilizado para formar palavras em japonês. O Katakana é um alfabeto silábico usado para formar palavras estrangeiras e o Kanji é um alfabeto ideográfico importado da China, com mais de 10 mil letras, que na verdade, representam desenhos. Cada letra representa uma palavra e isso faz o Kanji tão especial.
Nome formal: Nihon
Capital: Tóquio
Moeda: Yen