Na hora de fazer um intercâmbio, principalmente se você é novo nisso, é possível que caia em alguns erros muitos comuns. Durante a sua viagem para outro país, é preciso ter em mente a diferença cultural que encontrará. Há atitudes que são permitidas pela cultura do jeitinho brasileiro, mas são inadmissíveis em alguns locais.
Então, a fim de não cometer nenhum erro e perder a chance de terminar o tão sonhado intercâmbio, é preciso ter conhecimento de quais atitudes são perigosas. Além disso, é bom estar preparado para quaisquer problemas que possam surgir. Nada melhor do que conhecer exemplos de outros intercambistas para aprender com os erros e pegar as melhores dicas.
Veja cinco erros que os intercambistas não podem cometer de jeito nenhum e fique preparado!
1) Não contar com uma empresa profissional
O sucesso do intercâmbio depende de alguns fatores. Entre eles, está o auxílio que apenas os profissionais de uma agência especializada em intercâmbio podem oferecer. Principalmente aos menos experientes, ter alguém para dar orientação pode fazer toda a diferença. É muito comum viajantes que estejam com tudo pronto e esquecem um
detalhe, como, por exemplo, ter as vacinas em dia ou documentação exigida para viagem.
2) Agir da mesma forma que agem aqui no Brasil
Lembrando que os países possuem uma cultura particular, por consequência, devemos agir conforme a legislação do local e os seus costumes. Há casos, por exemplo, de interrupção de intercâmbio por conta de violação de leis, tais como prática de pirataria, descriminação racial ou sexual, etc. Coisas que no Brasil ainda tem certa impunidade, mas
que no exterior realmente recebe punição.
3) Fazer amizades apenas com brasileiros
Normalmente, esse tipo de viagem tem o objetivo de expandir os horizontes do viajante e aperfeiçoar a língua do local. Não é proibido fazer amizade com brasileiros, mas o indicado é conhecer nativos e praticar a língua e aprender a cultura do país. É comum pessoas que retornaram com o arrependimento de não terem dosado essa questão.
4) Comprar suprimentos apenas no local
Há intercambistas que deixam para comprar materiais, tais como roupas específicas, apenas quando chegam ao país de destino. Isso pode ser um erro, pois pense no cansaço e em tantos detalhes para resolver, sem falar que você já pode precisar usar essas roupas logo no primeiro dia, após desembarque no aeroporto.. Procure estar preparado para o clima da região e deixe apenas alguns detalhes para comprar lá, como certos tipos de casacos, para aproveitar os valores mais em conta sem se desorganizar.
5) Contar apenas com uma forma de pagamento
Estar preparado para várias situações pode salvar o seu intercâmbio. Por exemplo, se você está apenas com dinheiro em espécie e acontece de perder ou esquecer em casa, é bom contar com alternativas como cartão de credito ou de debito pré-pago. Não queremos que nada assim aconteça, mas é preciso planejar soluções.
Esses são alguns erros que os intercambistas não podem cometer. Procure também aprender sobre o país de destino, pois sempre há detalhes seja na cultura ou na própria lei que precisamos ter em mente quando chegamos lá.