Alimentar-se bem e de forma saudável já é difícil quando se tem uma rotina, agora imagina manter uma boa alimentação em viagens internacionais?! Pode parecer uma tarefa de outro mundo, pois a vontade é sempre optar por comidas prontas e rápidas. No entanto, é possível colocar a boa alimentação como prioridade e selecionar os melhores alimentos para o dia a dia.
Mas para isso é preciso planejamento. Em aeroportos e até em aviões quase não há comidas saudáveis. Então, a dica é se preparar levando algumas frutas com você. Se preferir, também é possível escolher alguns petiscos para beliscar, como um mix de sementes, amêndoas e nozes.
O importante é garantir os principais nutrientes ao organismo durante o período em que estiver fora. E, se não for possível assegurar uma alimentação tão saudável assim, é fundamental não se esquecer de beber bastante água.
Dicas de alimentação saudável
Abaixo, selecionamos as principais dicas de alimentação saudável em viagens internacionais. Confira!
• Café da manhã: os cafés da manhã de hotéis costumam ser uma tentação a parte. É difícil resistir às comidas gostosas e variadas que os hotéis oferecem. No entanto, dá para selecionar os alimentos que fazem bem ao organismo, como frutas, queijos, cereais, iogurtes… O pão branco pode ser evitado, assim como os bolos, as tortas e os biscoitos. O importante, porém, é estar bem alimentado, pois isso reduz a vontade de comer besteiras na rua.
• Leve com você alguns lanchinhos: se não quer cair na tentação dos doces açucarados, a dica é carregar sempre alguma fruta ou um lanche. Castanhas, pipocas e frutas secas são as indicações. Você também pode tirar um tempo para visitar os supermercados do local onde está e comprar os alimentos que achar mais adequado.
• Não exagere: se a noite anterior foi regada a pizza, no outro dia você pode optar por fazer uma desintoxicação, como tomar água com limão ou algum chá gelado. Tente sempre manter o equilíbrio e aproveitar o passeio. Por exemplo, se abusou na comida ao conhecer algum restaurante novo, no outro dia opte por refeições mais leves.
Aprecie os alimentos da safra e a culinária loca
l
Além da boa alimentação em si, é importante que você conheça as frutas e verduras que estão em alta no país que você está visitando. Por exemplo, a Finlândia é conhecida por suas frutas vermelhas, como amora, morango e mirtilos. A toranja, por sua vez, é uma fruta comum nos Estados Unidos, Argentina, Espanha e não é tão fácil encontrá-la em supermercados brasileiros.
Portanto, as viagens internacionais significam oportunidade de conhecer novas cores e novos sabores. Além disso, dá para escolher restaurantes mais caseiros, não importa onde você esteja. A dica é dar uma chance para a culinária local, o que auxilia até mesmo os pequenos produtores.
Alimente-se de forma tranquila e, sempre que possível, passeie a pé
Degustar os alimentos de forma calma é, também, uma maneira de garantir a boa alimentação, pois isso ajuda na digestão e impede que você fique com mais fome quando estiver aproveitando o passeio.
E, para curtir o passeio sem perder nada de vista, vá a pé aos lugares. Além de conhecer melhor o local, a caminhada ajuda a eliminar as calorias extras.
Se você está planejando viagens internacionais, entre em contato conosco. Oferecemos atendimento personalizado e estamos há 27 anos no mercado. É mais experiência para garantir mais comodidade a você!