Bex Intercâmbio Cultural

Se você acompanha sites de notícias ou assiste jornais pela televisão, já deve ter escutado falar sobre as novas normas referentes às malas que são, ou não, despachadas em viagens aéreas. Talvez, você não tenha prestado muita atenção no assunto, porém, para quem planeja viajar em breve, conhecer as medidas permitidas e saber escolher a bagagem de mão ideal é sinônimo de conforto, praticidade e economia. Pensando nisso, nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre o tema no artigo a seguir.

O que são bagagens de mão

Também conhecidas como malas de bordo, as bagagens de mão são aquelas que não precisam ser despachadas na hora do check-in, podendo ser levadas gratuitamente dentro do avião e que, durante a viagem, são acomodadas no bagageiro superior ou embaixo da poltrona da frente, de acordo com a determinação de cada companhia aérea.

Tamanho e peso máximos permitidos para a bagagem de mão

Com o início das cobranças referentes às bagagens despachadas em viagens de avião, muitas pessoas, para evitar gastos extras, passaram a levar malas maiores a bordo, ocupando mais espaço nas cabines que, muitas vezes, se tornavam insuficientes para comportar a bagagem de todos os passageiros, causando confusões e atrasando voos.

Para solucionar o problema, as companhias aéreas estabeleceram as medidas e o peso máximo que uma bagagem de mão pode ter, passando a fiscalizar o tamanho das malas com maior rigor.

Dessa forma, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) determina que as bagagens de mão devem ter, no máximo, 35 centímetros de largura, 25 centímetros de profundidade e 55 centímetros de altura, incluindo rodinhas e alças. Além disso, o peso da mala não pode ser superior a 10 quilos (em algumas companhias aéreas o limite pode ser 8 quilos).

Para garantir que a bagagem está dentro do padrão exigido, são feitos testes com o auxílio de caixas com as dimensões máximas estabelecidas pelas empresas. Para que o passageiro possa embarcar com a mala, ela precisa caber na caixa.

O que pode e o que não pode

Além da bagagem de mão, as companhias aéreas permitem que os clientes levem consigo mais um item pessoal dentro do avião.

Dentre os objetos liberados estão bolsas, pastas para notebook, sacolas com produtos adquiridos no aeroporto, travesseiros e bolsas de bebês, desde que não tenham mais de 45 centímetros de largura, 20 centímetros de profundidade e 35 centímetros de altura.

Como escolher a bagagem de mão ideal

Antes de tudo, ao escolher uma bagagem de mão, é preciso se certificar de que ela atenderá as suas necessidades. Pessoas que vão viajar por mais tempo, devem escolher malas com bolsos e compartimentos que permitam melhor organização de seus pertences. Já quem está viajando a negócios ou estudos, precisa de uma bagagem que ofereça fácil acesso ao computador e documentos, e que, ao mesmo tempo, os mantenham protegidos.

A principal dica é escolher algo que seja funcional, versátil e durável. Para isso, alguns fatores devem ser considerados:

1) Praticidade

A praticidade deve ser uma das principais características de uma bagagem de mão. É importante observar a quantidade de bolsos externos e zíperes, e se certificar de que a mala possui alças ajustáveis, rodinhas retráteis e puxadores na lateral e na extremidade superior.

2) Material

Também é importante se atentar ao material da bagagem. Malas de tecido são mais leves e maleáveis, mas não protegem seus pertences de impactos ou da água. Já as malas duras, são impermeáveis e oferecem maior proteção a objetos frágeis, porém, são mais pesadas.

3) Garantia

Ao comprar uma bagagem de mão, certifique-se de que o fabricante oferece um bom período de garantia, e que ela cubra o maior número de problemas que possam aparecer, mesmo que sejam causados pela companhia aérea.

4) Segurança

Para garantir a segurança de seus pertences, aposte em bagagens com um bom sistema de travas, de preferência com cadeados que exijam combinação numérica, mas que possam ser abertos facilmente pela alfândega.

5) Seja diferente

Outra dica interessante, é investir em malas com cores ou estampas diferentes das usuais, evitando, assim, que elas sejam confundidas ou trocadas com as de outros passageiros.


Voltar para notícias

Outras Notícias