Você decidiu fazer um intercâmbio, seu objetivo é aprimorar a língua estrangeira, conhecer novas culturas e diferentes pessoas, mas apesar de já ter pensado em tudo isso, ainda está em dúvidas sobre qual é o melhor tipo de acomodação? Fica tranquilo, neste post vamos falar sobre as diferentes características da casa de família e de um alojamento estudantil, para que você descubra qual é opção se adéqua ao seu perfil e objetivos.
Casa de Família
As casas de família costumam contar com 3 vantagens principais:
• Imersão total na cultura local: Ao conviver diariamente com pessoas do país, você vai aprender costumes e hábitos locais. Ademais, você vai acompanhar os moradores em seu cotidiano, assistindo aos mesmos programas de TV, ouvindo as mesmas músicas e rádios, ou seja, você vai mergulhar e conhecer bastante da cultura local.
• Fluência da língua: Como consequência da primeira vantagem, você vai ouvir o idioma local o tempo todo, e não tem como escapar e falar na sua língua materna, logo, você vai adquirir fluência mais rapidamente e com muito mais eficiência.
• É mais barato: Sim! Uma vantagem, que costuma chamar a atenção de quem vai fazer o intercâmbio, é o preço. As hospedagens em casas de família costumam custar menos em relação às outras opções, sem falar que na maioria das vezes inclui 1 ou 2 refeiçoes. Então, se o dinheiro estiver meio apertado, ou você simplesmente preferir economizar para investir em viagens pelo país, após o fim do período de curso ou trabalho do intercâmbio, casa de família é a sua opção.
Mas também há desvantagens. A primeira delas é em relação à liberdade. Não que alguém vá ficar controlando os seus horários, mas com certeza, você terá de se adequar aos horários e hábitos da família. O segundo ponto é a localização. A casa de família costuma ficar em bairros residenciais, longe do centro. Então, se você optar pela casa de família, é bom checar se fica muito longe da escola ou do trabalho que você frequentará.
Alojamento estudantil
Em oposição à casa de família, o alojamento estudantil vai lhe oferecer:
• Liberdade: Afinal de contas, você não irá seguir hábitos e horários de outras pessoas. Você estará por si só, lembrando que nessa opção é comum dividir quartos, o que pode restringir a sua privacidade.
• Localização: Em geral, os alojamentos estudantis são localizados próximos às escolas de idiomas e ao centro. Assim, você economizará tempo e dinheiro nos deslocamentos. Outra vantagem é que, ao estar próximo do centro, poderá participar mais da dinâmica da cidade e eventos locais.
• Convivência multicultural: No alojamento, você conviverá com pessoas de várias partes do mundo. Além disso, é comum haver espaços de interação entre os intercambistas, além das áreas comunitárias como salas de jogos, cozinha, lavanderia.
Quanto às desvantagens, a acomodação em alojamento estudantil pode ter um custo-benefício mais elevado. Isso, porque são hospedagens mais caras em relação às casas de família, mesmo você economizando com transporte. Você será o responsável pela sua própria alimentação, o que significa que terá de cozinhar ou comer em restaurantes e a própria localização aumenta o valor da hospedagem. Outra desvantagem que costuma pesar na hora da decisão é que você não estará totalmente imerso na cultura e no idioma local e isso pode pesar muito na hora de adquirir fluência.
E aí? Já decidiu qual a melhor opção? Então, não se esqueça de acessar nosso site e ver os outros conteúdos.