As situações não planejadas sempre acontecem na nossa vida, até mesmo quando viajamos. É necessário contar com ações rápidas para evitar que os imprevistos estraguem a viagem. Muitas são as situações que podem ocorrer, como por exemplo:
• Problemas de saúde;
• Furtos ou roubos;
• Surpresas desagradáveis;
• Etc.
Por isso que é essencial contar com boas estratégias para agir da maneira correta em cada um desses casos. Afinal, ninguém merece ter a sua viagem prejudicada.
Todos sabem que o desespero não soluciona nenhum problema, ao contrário, só prejudica na busca por uma solução efetiva. Então, é necessário que, antes de qualquer coisa, deve-se ter consciência de que manter a calma é fundamental diante dos imprevistos descritos abaixo:
Emergências de saúde: algumas condições de saúde exigem cuidados diários, é o caso da diabetes, hipertensão, problemas no coração. É essencial se certificar de estar levando todos os medicamentos do tratamento para a viagem, a fim de evitar riscos. É altamente aconselhável (e obrigatório para alguns países) a compra de um seguro de viagem, pois despesas médicas, principalmente em hospitais, são muito altas.
Caso seja uma emergência, busque ajuda imediatamente, de modo a se deslocar para um Pronto-Socorro o mais rápido possível. É muito importante contar com uma reserva de dinheiro de emergência para situações desse tipo, principalmente se a viagem for para outro país. No caso de viagens nacionais, ande sempre com os cartões dos planos de saúde, público e privado;
Danos físicos, como quebra de braço, perna: semelhante ao anterior, esse imprevisto também está relacionado às questões de saúde, mas não se pode prever a quebra de um braço.
Nessas situações é necessária a ação rápida de emergência, principalmente contatar serviços que levem imediatamente ao hospital e possam realizar o procedimento. Independentemente de a viagem ser nacional ou internacional, tenha sempre à mão uma lista com telefones de emergência e uma reserva financeira para situações desse tipo;
Problemas com a bagagem: existem muitos casos em que a mala pode ser perdida ou até mesmo trocada, por isso é essencial muita paciência para resolver a questão com a companhia aérea, sem deixar que isso atrapalhe a viagem.
É possível resolver a situação em pouco tempo e por esses motivos que é necessário saber a quem recorrer, buscando o contato imediato com os responsáveis pelo mal-entendido. O seguro viagem geralmente tem cobertura para malas extraviadas;
Assaltos ou furtos: é impossível prever as situações de assalto ou furtos às quais estamos sujeitos não apenas em viagens, mas no nosso dia a dia.
Caso isso aconteça durante uma viagem, busque a delegacia mais próxima para registrar a ocorrência e solicite a ajuda de terceiros imediatamente. Comunicar aos parentes, solicitar depósito de emergência e resolver possíveis problemas com a documentação são as medidas imediatas;
Retorno de emergência: as coisas podem não sair como o planejado e você precisar retornar para casa o mais rápido possível, pelos mais variados motivos, mas há também uma solução para esse problema.
É fundamental falar com a companhia aérea para remarcar a passagem e arcar com os custos dessa situação. Se não for possível de modo algum, é necessário buscar outros meios para realizar a viagem ou esperar até que a situação possa se acalmar.
Em todos os casos, é fundamental contar com a calma e com opções de seguro de viagem. Tenha sempre a certeza de estar contratando uma empresa responsável e disposta a resolver os imprevistos junto com você, assim os problemas se tornarão menores.