Você sempre sonhou em fazer um intercâmbio? Viajar para outro país, conhecer uma nova cultura e fazer novos amigos realmente é algo muito atrativo. Porém, uma viagem de intercâmbio vai muito além. Ela ajuda em sua carreira, melhora o seu currículo e impulsiona a sua vida profissional.
Sim, essa viagem que você pretende fazer vai ajudá-lo a conseguir uma oportunidade de trabalho melhor quando retornar ao Brasil. Com isso, o investimento feito acaba indo muito além de uma realização pessoal e gera bons frutos na carreira. A experiência adquirida, a vivência e até a fluência em outro idioma podem tornar você mais interessante para o empregador do que jovens com um currículo semelhante, mas que não realizaram um intercâmbio.
Preparado para arrumar a mochila e embarcar? Antes disso, descubra como um intercâmbio pode trazer mais valor para o seu currículo e ajudar em sua carreira.
O intercâmbio auxilia no aprendizado de um novo idioma
A primeira coisa que chamará a atenção do empregador para o seu currículo é a possibilidade de você ser fluente em outro idioma. Afinal, se o candidato passou um período fora do país, certamente aprendeu o idioma do local de destino.
Por isso, ao fazer um intercâmbio, aproveite o máximo que puder, para aprimorar a sua fluência. Seja inglês, francês, espanhol, alemão ou qualquer outro idioma, foque no aprendizado. Ele ajudará a melhorar o seu currículo e a abrir novas portas em sua carreira.
Experiência de vida e amadurecimento
Uma pessoa que sai da sua zona de conforto tem maior risco de cometer erros, concorda? Esses erros ou caminhos diferentes levam ao amadurecimento e isso conta muito para o empregador.
Para as empresas, é muito positivo ter uma pessoa jovem, com ideias atuais e cheia de disposição, mas que ao mesmo tempo seja madura o suficiente, para que lidem bem com as adversidades diárias.
Afinal, por mais organizada que a empresa seja, imprevistos vão acontecer. Quando o profissional chega pronto para lidar com eles de uma forma eficaz, a instituição só tem a ganhar. É por isso que empregadores se interessam por currículos de quem fez um intercâmbio e já aprendeu, na prática, a lidar com erros e acertos de uma forma mais
madura.
Cursos variados fora do país
Mesmo quando a intenção é sair do Brasil para trabalhar e aprender um novo idioma é interessante pensar em aproveitar o intercâmbio para estudar coisas diferentes também. Sempre que possível, faça cursos sobre a sua área de graduação ou cursos livres que agregam valor. É bom chegar com um certificado internacional e enriquecer ainda mais o currículo.
Aproveite também para assistir a palestras, participar de feiras, congressos e seminários. Tire o máximo que puder do seu intercâmbio, para que possa voltar com o currículo pronto para se destacar.
Contato profissional
Algumas vagas pedem que o candidato envie o currículo e também uma carta de recomendação. No geral, ela pode ser redigida por um professor, orientador ou até por um antigo empregador.
Se você aproveitar bem o intercâmbio e fizer contato com pessoas da área ou até algum tipo de trabalho no país, mesmo que voluntário, poderá voltar da viagem com uma carta de recomendação de um profissional do exterior. Juntando às que você conseguir no Brasil, certamente fará com que o seu currículo seja atrativo.
Gostou das vantagens? Então está esperando o que? Planeje agora mesmo seu intercâmbio!