Não é de hoje que o interesse em morar no exterior vem atraindo muitos jovens. Hoje vamos falar especialmente do Canadá, país que desde 2015 vem fortemente se firmando com um dos principais destinos dos brasileiros, principalmente para trabalhar. Os brasileiros hoje são a quarta nação que mais solicita visto de residência temporária, ficando atrás dos chineses, indianos e mexicanos.
Segundo a agência canadense de imigração, refúgio e cidadania (CIC), nos primeiros 9 meses de 2016 mais de 92,4 mil brasileiros aplicaram para o visto de moradia temporária no país e quase 90% das solicitações foram aprovadas. Se você está pensando em ir trabalhar no, Canadá, esse post é feito para você!
VISTO DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO CANADÁ
A forma mais fácil de você conseguir um visto de trabalho no Canadá é conseguir um emprego lá enquanto ainda está no Brasil. Isso pode ser mais simples do que parece, pois o país tem vários programas de imigração. Há inclusive um site onde você pode fazer a busca de emprego, aplicar e fazer as entrevistas de forma online. Para encontrar uma vaga que encaixe com o seu perfil e sua formação você pode pesquisar na internet nos vários sites de oferta de emprego do Canadá ou fazer seu networking no Brasil.
Quando você consegue um emprego no Canadá, a empresa que tem o interesse em lhe contratar lhe auxiliará com algumas documentações para a obtenção de visto. Neste caso, a empresa lhe dará uma cópia do Labour Market Impact Assessment (LMI), que é um programa para contratação de mão de obra estrangeira. O segundo documento que a empresa precisa fornecer é a carta de oferta de trabalho ou o contrato de trabalho. Neste documento, é imprescindível conter o salário que foi acordado, deduções fiscais, jornada de trabalho e atividades que você exercerá.
A sua parte nesta etapa do processo é coletar todos os seus documentos que comprovem que você é qualificado para a vaga como diplomas, currículo e cartas de recomendação do seu trabalho.
Você então passará por entrevistas, depois da aprovação do governo canadense. Esse processo é burocrático e pode levar em torno de 16 semanas. O visto canadense tem duração temporária, ou seja, seu visto será válido somente enquanto durar o contrato de contrato ou você ser demitido.
EXPRESS ENTRY
O Express Entry funciona por meio de um sistema de pontos. Os candidatos preenchem um formulário online e recebem pontos de acordo com as respostas. Os pontos vêm através de fatores como habilidade profissional, idade, experiência.
Os potenciais candidatos preenchem um formulário online e recebem pontos de acordo com diversos fatores, entre eles: habilidades profissionais, experiência de trabalho, domínio da língua (inglês e/ou francês) e nível educacional.
Os candidatos que possuem maior pontuação têm mais chances de imigrar. Para o Express Entry, é necessário apresentar um teste de proficiência na língua inglesa ou francesa. O IELTS é o teste aceito mais conhecido.
VISTO DE ESTUDANTE COM DIRETO A TRABALHAR
Apesar das opções anteriores serem bem interessantes e muito procuradas, um dos caminhos mais populares hoje em dia é fazer um curso superior no Canada (em uma universidade ou college público) que permite ao estudante trabalhar part-time enquanto estuda, além de oferecer o PGWP (Post-Graduate Work Permit) que é permissão de trabalho full-time após completar o curso. Assim você também poderá juntar pontos suficientes para então solicitar a residência permanente.
A vantagem dessa última opção é que você junta os pontos e espera a residência permanente já estando no Canada, morando legalmente, estudando e/ou trabalhando.
Para saber mais sobre como você pode ir trabalhar no Canadá ou outras possibilidades de trabalho no mundo, conte conosco para planejar e lhe oferecer as melhores oportunidades de intercâmbios. Acesse http://bex.tur.br e entre em contato com nossos especialistas.