Conheça as regras e tipos de visto pra estudar no Canadá
O Canadá é um dos destinos mais procurados por quem quer conhecer outros países, principalmente para estudos e trabalho. Devido a baixos índices de desemprego, a procura por estudos e especializações no país tem crescido consideravelmente. Porém, é preciso se atentar aos requisitos para conseguir entrar e permanecer no país. O visto de entrada é necessário e específico para cada finalidade.
São inúmeras as dúvidas sobre quais são os procedimentos necessários para se obter o visto canadense para estudos. Veja abaixo os principais tipos, requisitos e procedimentos:
1) Visto para turista (turismo ou estudo por menos de 6 meses)
Indicado para quem vai ao canada fazer turismo ou visitar parentes/amigos, o Visto de Turista (V-1) geralmente é emitido atualmente com múltiplas entradas. Para quem já tem esse visto emitido é permitido estudar por um período ate 6 meses. Essa modalidade não permite que o brasileiro estude e trabalhe ao mesmo tempo, já que para trabalho o visto e as regras são outros.
É possível optar por dois procedimentos de solicitação desse visto: o eletrônico, por meio do eTA (Electronic Travel Authorization), ou o tradicional, levando as documentações necessárias aos Centros de Solicitação de Visto (VAC). O eTA só é permitido para as pessoas que já tenham tido o visto canadense nos últimos 10 anos, ou que já possuem o visto dos EUA válido. Também só permite uma única entrada e somente via aérea. Já o tradicional é indicado para quem não se enquadra nas condições acima e o visto será emitido em seu passaporte.
2) Visto temporário de estudo (para estudo até 6 meses)
Se deseja estudar no canada, seja curso de idiomas ou qualquer outro curso com duração ate 6 meses, você irá receber o visto de estudante temporário (SX-1). Nesse caso, além dos mesmos documentos para o visto tradicional de turista, será necessário apresentar a carta de aceitação do curso, fornecida pela escola no Canadá.
Esse tipo de visto não permite que o Brasileiro trabalhe enquanto estuda e a duração do visto é de acordo com a duração do curso, até no máximo 6 meses.
3) Visto de estudo (estudo por mais de 6 meses)
Existem dois tipos de visto de estudo, o S-1 (somente estudo) e o SW-1 (estudo e trabalho). A diferença entre eles é basicamente se o curso inclui Co-op (estagio obrigatório para conclusão do programa) ou não.
Caso o curso escolhido tiver duração superior a 6 meses, seja fazer um curso de idiomas, High School (Ensino Médio) ou College/Universidade (Higher Education) sem Co-op, o visto será de estudo (S-1) e terá a validade do curso informada. No caso de um curso no College ou Universidade que inclua o Co-op, então será emitido o SW-1
No caso de curso de idiomas ou High School, esse visto não permite o trabalho enquanto estuda. Já para cursos de graduação e pós-graduação, o brasileiro recebe o direito de trabalhar até 20 horas/semana, durante o período de estudo, além do período de estagio do Co-op.
Essa opção se caracteriza como múltiplas entradas, ou seja, poderá sair do Canadá e regressar, enquanto ainda estiver estudando na instituição.