A Austrália é um dos destinos mais procurados por estudantes de todo o mundo para fazer intercâmbio. Motivos não faltam: além de possuir um dos melhores sistemas de ensino do planeta, também ostenta ótimos índices de qualidade de vida (terceiro maior IDH do planeta) e impressionantes maravilhas naturais. As condições para o visto de estudante australiano são extremamente criteriosas, mas o esforço certamente é válido. Ainda não sabe como obter o visto? Nós vamos te ensinar!
O visto de estudante para a Austrália pode ser solicitado para graduação, pós-graduação, mestrado, cursos profissionalizantes, high school e curso de inglês. A aplicação do visto de estudante para a Austrália é toda online, através do sistema de departamento de imigração. O visto é válido por toda a duração do curso, com variação de um a dois meses de férias. Recomenda-se que o estudante solicite o visto de dois a três meses antes da data de início do curso.
Requisitos básicos
O curso obrigatoriamente precisa ser ministrado por uma instituição de ensino australiana registrada no CRICOS (Comunidade de Registros de Cursos e Instituições para Estudantes Estrangeiros, em tradução livre). São elas que emitem o Confirmation Of Enrolment (COE), a confirmação de matrícula para dar início ao processo.
Um dos documentos mais importantes para a aprovação do visto de estudante australiano é o Genuine Temporary Entrant (GTE), ou seja, a comprovação de que sua intenção de estudar no país é genuína.
Seleção criteriosa
O GTE engloba vários fatores, como por exemplo documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil (isto é, razões para voltar ao país depois do curso). A imigração também é rigorosa quanto ao suporte financeiro do estudante. É necessário comprovação de AU$ 1.652,50 para cada mês que estiver na Austrália, pouco mais de R$ 4,5 mil na cotação atual. Há a possibilidade de solicitar um fiador, que pode ser um parente ou alguém próximo.
Outra exigência é o pagamento do seguro obrigatório de saúde para o estudante estrangeiro, o chamado OSHC. A frequência em sala de aula obrigatoriamente deve ser acima de 80%. O visto de estudante australiano pode demorar até três meses para ser avaliado e emitido.
Para cursos de até 3 meses de duração, o estudante pode ir com o visto de turista. Porém para cursos acima de 3 meses de duração, é necessário solicitar um visto de estudante, que dá direito ao estudante trabalhar até 20 horas/semana, durante o período do curso.
Escolhendo o programa de intercâmbio
A BEX é uma das empresas brasileiras que trabalham com intercâmbio para a Austrália, uma das referências do mercado com mais de 25 anos de atuação. A BEX possui vários tipos de programas de Intercâmbio, que são:
• High School (ensino médio), onde o aluno estuda em uma típica escola australiana e mora com uma típica família australiana. Duração a partir de 1 semestre letivo
• Cursos de inglês, desde iniciante até nível avançado, onde o aluno escolhe a data de inicio, duração, carga horária e tipo de acomodação.
• Cursos profissionalizantes (VET) e de ensino superior (graduação e pós-graduação), exigem que o estudante já tenha nível avançado do inglês (apresentar exames oficiais como Toefl ou Ielts). Duração a partir de 3 meses a 3 anos.