Encontrar produtos exclusivos e com um ótimo preço. O free shop é uma modalidade de comércio que traz exatamente isso. São lojas em zonas alfandegárias que contam com redução ou até mesmo isenção de impostos, massivamente encontradas em aeroportos e áreas de embarque em todo o mundo.
Também conhecidas como dutyfree, esses estabelecimentos podem vender os mais variados produtos, não necessariamente sendo voltados a algum segmento específico. Se você se interessou ou já conhecia sobre o assunto, que tal conferir os 7 passos para economizar durante as compras em um free shop? Acompanhe abaixo.
1. Possua a moeda local
Antes de chegar ao free shop faça o câmbio para a moeda local. Isso garante descontos maiores, pois há lojas que cobram a conversão – ou, em determinados casos, tem uma cotação diferente para o dólar. Além disso, seu pagamento é feito de forma rápida e sem burocracia.
2. Tenha o passaporte em mãos
Ele é exigido nas compras no free shop, como documento de identificação. Ou seja: você irá economizar em tempo e, claro, valores, ao ser identificado rapidamente. Cartão de embarque com os detalhes do voo podem ajudar a facilitar todo o processo. Assim, em qualquer free shop que você for, poderá comparar os preços e escolher o mais barato.
3. Evite extrapolar o limite de compras
Há países que detém regras específicas sobre qual é o valor que você pode desembarcar com produtos do exterior. Um exemplo é o Brasil, que limita em US$ 500 as compras dentro das nossas zonas alfandegárias. Por isso, informe-se antes de comprar e evite ter que pagar o valor de excesso delimitado pela legislação de cada país.
4. Pesquise antes
Há inúmeros sites de dutyfree nos mais variados aeroportos de todo o mundo. Eles apresentam as promoções, preços, disponibilidade de estoque e uma série de informações. Com um pouco de tempo e planejamento é possível economizar bastante.
5. Peça informações
Nem todos os produtos com desconto ou as melhores opções podem estar acessíveis para você. Mas, quem quer economizar sabe que todo esforço vale a pena: peça informações e converse com os atendentes do free shop, questionando sobre produtos, preços - e até mesmo sobre futuras promoções que podem ser ‘antecipadas’ com uma boa conversa.
6. Tenha disponibilidade de tempo
Se possível, programe-se para um voo que saia entre três a cinco horas após a sua chegada ao aeroporto. Assim, você pode fazer um verdadeiro itinerário em todos os free shops do aeroporto – ou, em casos como nossos vizinhos Argentina e Uruguai, até mesmo sair do local de embarque e procurar lojas especializadas com as mesmas condições alfandegárias.
7. Compare com o atual e futuro destinos
Mesmo que o dutyfree conte com ótimas oportunidades, é possível economizar em diversos artigos – principalmente eletrônicos – de um destino para o outro. Ao analisar o free shop de onde está embarcando, com o que irá desembarcar, poderá ter uma diferença considerável. Até mesmo em lojas fora de zonas alfandegária, que não sejam free shops, as oportunidades de descontos podem ser pontuais para quem deseja economizar.