Bex Intercâmbio Cultural

O intercâmbio é um mundo de oportunidades, seja para conhecer novas culturas, fazer amizades, aprimorar um idioma ou ainda se deparar com lugares incríveis. Mas claro, essa experiência será ainda mais produtiva se você tiver um certo domínio da língua deste determinado país antes da viagem.

Este pode ser um grande desafio para os estudantes, especialmente se você precisar do francês ou alemão, por exemplo, dada a variedade menor de conteúdo online em relação ao inglês e o espanhol.

Mas acredite, não apenas é possível aprender, como você também pode absorver conhecimento de um jeito mais descontraído. Nós vamos te dar cinco dicas para melhorar o idioma antes de viajar para seu intercâmbio. Confira:

1) Una o útil ao agradável

Você também passa horas maratonando na Netflix? Que tal agora mudar o áudio para o idioma que você está aprendendo? Se você adora ouvir música ao ponto de escutar até no chuveiro, você também pode priorizar canções no referido idioma, além de tentar traduzi-las (sem ajuda de sites!) e cantar junto, claro.

Deu pra entender o contexto, né? Quanto mais você inserir o idioma nas suas atividades, especialmente naquelas mais básicas e prazerosas, melhor será o seu aproveitamento. Isso pode ser importante especialmente para pessoas que não possuem acesso imediato a pessoas que falam tal idioma, o que é basicamente o caso da maioria dos intercambistas.

Para filmes e séries, arrisque também tirar as legendas para analisar seu nível de compreensão dos diálogos e da pronúncia das palavras. Ou se estiver muito difícil, colocar a legenda no mesmo idioma do filme, assim você poderá ouvir e ler no mesmo idioma. Será bastante produtivo.

2) Aproveite tudo que o curso ainda no Brasil lhe oferece

É hora de ser mais participativo nas aulas do seu curso, especialmente nos exercícios de conversação. Peça o que for possível ao seu professor, especialmente naquilo que você já identificou que é a sua principal limitação. Ah, e não esqueça também de usar os materiais fornecidos na sua casa. Ouça as lições, pratique sozinho o quanto puder.

3) Faça um caderno de vocabulário

Faça um glossário de termos e expressões relevantes, seja no computador ou à mão mesmo – há quem prefira o velho papel e caneta, pois o contato com o conteúdo é maior. É importante que você filtre coisas que se repitam nas conversações, como saudações mais informais, começar uma conversa, entre outras possibilidades. Para treiná-los, é importante que você os aplique na própria sala de aula para ganhar mais confiança nos diálogos.

4) Pesquise sobre a cidade

Esse tipo de pesquisa é diferente daquela mais habitual, onde procuramos os principais pontos turísticos e lugares irados para visitar. Aqui, o seu foco é o aprendizado do idioma, portanto, você pode procurar sites de notícias da cidade que irá visitar, por exemplo. Assistir vídeos produzidos no referido local também é uma maneira interessante de fazer essa imersão na outra cultura.

5) Tentativa e erro

O erro faz parte do aprendizado, portanto, simplesmente não tenha medo de errar! Seja nas aulas ou nas suas próprias anotações, sinta-se livre para aprender gradativamente, sem criar uma pressão que só vai lhe trazer insegurança.

Aproveite o momento e faça um proveito incrível do seu intercâmbio!


Voltar para notícias

Outras Notícias