Bex Intercâmbio Cultural

Vai fazer a sua primeira viagem internacional e está com receio de passar pela imigração? Embora não seja nada tão complicado quanto possa parecer, é interessante ter alguns cuidados. Há documentos que são solicitados na hora que você chega ao país visitado e, se não levá-los, poderá ser impedido de entrar.

Para evitar problemas e frustrações, o melhor é se prevenir e organizar tudo com antecedência. Separe os documentos e comprovantes, para poder mostrar às autoridades que você vai voltar para o Brasil e que não pretende ficar no país ilegalmente.

Confira dicas e prepare-se para realizar a viagem dos sonhos!

Você vai precisar passaporte para passar pela imigração

Quem vai viajar para países do Mercosul pode sair do Brasil só com a Carteira de Identidade (RG), sem se preocupar. Já se o seu destino for outro, garanta que o seu passaporte estará em mãos na hora de passar pela imigração.

Esse é o único documento válido para entrar na Europa, Estados Unidos, entre outros destinos. Por isso, não se esqueça de verificar se ele está em boas condições e quando encerra a validade.

Vale ressaltar que a maioria dos países exige que o passaporte do visitante tenha pelo menos três meses de validade a contar da data de entrada no país. Outros pedem que sejam seis meses. Verifique antes para evitar problemas.

Tenha como comprovar o seu retorno

As autoridades querem ter a certeza de que você está indo viajar e pretende voltar para o Brasil, ou seja, que não há intenção de ficar ilegalmente no país visitado. Uma das formas de comprovar isso é mostrando a passagem aérea de volta.

Imprima o seu voucher da passagem, com boa qualidade, e reserve junto aos demais documentos.

Mostre onde ficará hospedado

Algumas pessoas viajam e se hospedam em casa de amigos ou parentes. Quando isso acontece, fica difícil comprovar. Em alguns países é possível pedir que o morador faça uma carta convite, que ajuda a mostrar o local no qual você irá ficar durante a viagem.

Se for se hospedar em um hotel, hostel ou pousada, imprima o comprovante de reserva. Isso vale também para reservas feitas por aplicativos. Imprima e comprove onde ficará.

Seguro

A maioria dos países exige que o visitante tenha cobertura de seguro viagem ou saúde. Embora a ideia seja não precisar dele, muitas vezes pedem o comprovante na hora de passar pela imigração.

O seguro garantirá que, caso você precise, tenha como bancar as despesas médicas no exterior. Como ele pode ser solicitado pelo agente de imigração, imprima a apólice, de preferência em inglês ou no idioma do país de destino, para poder mostrar caso necessário.

Comprove que tem suporte financeiro

Pode ser que alguém da imigração pergunte como você vai se manter durante a viagem e será necessário você comprovar que tem como pagar todo o custo. Para isso, é indicado ter um valor em dinheiro em mãos. Não precisa ser muito, mas, por exemplo, se for à Europa, tenha entre 60 e 100 euros em espécie para cada dia da viagem.

Leve também comprovantes de limite de cartão de crédito, como a última fatura e até o extrato da conta corrente, para mostrar que há o valor necessário para a sua estadia.

Prove que possui vínculo com o Brasil

Leve a Carteira de Trabalho e uma carta do seu empregador, para mostrar que você possui vínculos no país. Caso tenha uma empresa em seu nome, tenha em mãos documentos que comprovem isso.

Gostou das dicas sobre imigração? Veja mais informações sobre viagens em nosso blog!


Voltar para notícias

Outras Notícias