Adaptar-se a uma nova cultura nunca é tarefa fácil. Isso, porque nossa criação reflete diretamente na forma como enxergamos o mundo, as pessoas e até mesmo as relações com animais e as comidas. Somos adaptados a falar, nos comportar e comer de uma maneira cultural, geralmente associada aos hábitos do nosso país de origem, então, tendemos a julgar como estranho tudo aquilo que fuja do nosso conhecimento e que consideramos como exótico/incomum.
Conhecer um novo país significa abrir a mente para apreender novas paisagens, novas pessoas, uma nova cultura e tudo o que está incluso nessa aventura que é fascinante quando nos permitimos descobrir.
Um intercâmbio é justamente a oportunidade de apreender, de maneira prolongada, toda essa cultura proporcionada por um país diferente. Muitos dos estudantes que têm a possibilidade de realizar um intercâmbio precisam passar períodos que podem variar de 1 mês a dois anos em um país diferente, muitas vezes na casa de pessoas nativas, e por isso a adaptação às comidas típicas é muito importante.
Como adaptar-se às comidas típicas de outro país?
Sabemos que não é fácil adaptar-se as novas rotinas e hábitos, principalmente quando se trata de comida, mas quem escolhe fazer um intercâmbio, sabe que essa é uma condição necessária para transformar o sonho de morar no exterior em uma realidade possível e feliz. De início, pode parecer impossível, mas algumas dicas básicas irão facilitar esse processo de adaptação:
• Abrir a mente para o novo: Não tem escapatória! Quando se decide ingressar em um processo de intercâmbio, é necessário ter coração e mente abertos para todas as eventualidades que irão surgir com essa experiência, então, não tenha medo na hora de experimentar uma comida nova e temperos diferentes. Sendo assim, é bem possível que um novo prato preferido possa surgir através dessa vivência;
• Atenção com alergias: É necessário cautela na hora de experimentar comidas diferentes e o autoconhecimento é a chave para isso. Saiba quais são as suas principais alergias (frutos do mar, temperos, ingredientes) e se possível, escreva uma listinha para levar sempre à mão. Algumas alergias podem ser fatais e é importante ficar atento, pois as questões relacionadas a hospitais mudam de acordo com o país;
• Ingredientes conhecidos e apreciados: Uma dica de ouro é começar experimentando as comidas que contém os ingredientes que você já conhece e gosta, por isso é sempre válida uma pesquisa prévia na internet sobre comidas típicas da região e seus ingredientes, depois ir inovando e experimentando pratos desconhecidos.
Por que é tão importante adaptar-se às comidas no Intercâmbio?
A adaptação às comidas no processo de intercâmbio vai muito além de uma questão gastronômica, mas de toda uma experiência completa no país escolhido. As comidas dizem muito sobre a cultura e as pessoas de um determinado país, por isso é importante conhecer e desfrutar dessa oportunidade singular de imergir completamente em uma nova realidade.
Pesquise sobre comidas típicas previamente, conheça restaurantes e sempre que possível peça a orientação dos nativos do país sobre opções novas de comidas a serem degustadas. Sua viagem e sua experiência de vida ficarão muito mais enriquecedoras com essa experiência singular.
Leia nossos outros artigos sobre intercâmbio e conheça dicas importantes para tornar sua viagem mais agradável.