Bex Intercâmbio Cultural

Intercâmbio é um grande momento na vida de qualquer um. Mergulhar em uma cultura nova amplia horizontes e agrega conhecimento. Não há dúvidas de que é um momento único, a única dúvida é realizar o intercâmbio sozinho ou em grupo.

A disputa é acirrada: conhecer uma nova cultura ao lado dos seus amigos contra aventurar-se em uma experiência libertadora. Seja no intercâmbio sozinho ou em grupo, a melhor opção é a sua, depende do que você está buscando no momento. Seja qual for a forma escolhida, a viagem será inesquecível e voltará com a bagagem cheia de aprendizados.

Intercâmbio sozinho

Viajar sozinho é um grande desafio. Lidar com o desconhecido, aprender a usar o transporte público em outro país, adaptar-se em uma escola diferentes com amigos de todas as nacionalidades, ter uma casa nova (muitas vezes, é a primeira experiência fora da casa dos pais), costumes novos e tudo isso em uma língua que não é a sua. Ao mesmo tempo que é desafiador fazer um intercâmbio sozinho, enfrentar essas novidades é uma ótima oportunidade de crescimento.

O novo e o desconhecido são transformadores, eles afloram o crescimento pessoal. Aprender a lidar com situações diferentes nos tira da zona de conforto, ocasionando uma oportunidade de amadurecimento e autoconfiança. E vivenciar o crescimento em um curso no exterior é uma experiência única.

Contraditoriamente, a falta de companhia em um intercâmbio cultural é o maior aliado na hora de se aproximar das pessoas. Quando estamos sozinhos, estamos mais abertos a novos contatos, justamente pela necessidade. Logo, em poucos dias ou na primeira aula, não estará mais sozinho, conhecerá novos amigos na mesma situação. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de praticar a língua estrangeira.

Intercâmbio em grupo

Por outro lado, considere embarcar na melhor viagem da sua vida com os seus melhores amigos. Imagine vivenciar outro país ao lado da sua família em um intercâmbio cultural. Serão histórias suficientes para compor um livro ou livros.

Durante o intercâmbio cultural, é preciso lidar com várias novidades e ter a companhia de um grupo torna a experiência mais confortável. Além disso, nada melhor do que ter um amigo para passar vergonha junto.

Já é preciso lidar com uma língua diferente, com uma cultura nova, realizando o intercâmbio em grupo é lidar apenas com um problema de cada vez. Estar sozinho numa cultura desconhecida gera uma enorme saudade de casa, o conhecido homesick, mas em um grupo, dificilmente você se sentirá sozinho.

Outra enorme vantagem do intercâmbio acompanhado é ter alguém para ajudar caso fique doente ou tenha qualquer problema de saúde. Além disso, significa ter sempre o suporte de alguém que fala português e poderá ajudar em qualquer problema, desde a saída do aeroporto no Brasil.

Ter a oportunidade de vivenciar uma outra cultura e de conhecer o país dos sonhos num intercâmbio em grupo com sua família ou com seus amigos é uma oportunidade única.

Tratando de intercâmbio sozinho ou em grupo, não existe opção certa, existe opção que se encaixa melhor nos seus objetivos no momento. Depende de qual experiência você quer embarcar hoje. E por que não realizar um intercâmbio sozinho agora e depois vivenciar um intercâmbio em grupo com seus melhores amigos ou com a sua família?


Voltar para notícias

Outras Notícias