Bex Intercâmbio Cultural

O Japão é um importante destino turístico para brasileiros. Terra de paz, ordem, uma cultura milenar e uma história riquíssima, a Terra do Sol Nascente atrai brasileiros que têm ascendência nipônica, bem como aqueles que não possuem ancestrais japoneses, mas querem criar uma conexão cultural com o país asiático.

Neste texto, falaremos 4 curiosidades sobre o Japão que você precisa conhecer. Confira!

O Japão utiliza 3 alfabetos em conjunto

O povo japonês utiliza 3 alfabetos em conjunto, além do alfabeto romano, mais usado pelos ocidentais. No Japão, os nativos usam o Hiragana, o Katakana e o Kanji, na maioria das vezes, de forma conjunta.

O Hiragana é um alfabeto silábico utilizado para formar palavras em japonês. O Katakana é um alfabeto silábico usado para formar palavras estrangeiras e o Kanji é um alfabeto ideográfico importado da China, com mais de 10 mil letras, que na verdade, representam desenhos. Cada letra representa uma palavra e isso faz o Kanji tão especial.

O Japão possui 22 patrimônios mundiais da humanidade

Com uma cultura ancestral extremamente rica, o Japão possui em seu território 22 locais que são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. É um dos países do mundo com a maior quantidade de espaços de tamanha importância imaterial assinalada pela Unesco.

Dentre estes lugares estão templos, palácios, vilarejos, santuários, espaços sagrados, fábricas e demais locais históricos que atraem a visita de milhões de visitantes do mundo todo, anualmente.

O Japão possui os serviços de transporte público mais eficientes do mundo

Um país insular de pequena extensão, mas com uma população de 126 milhões de pessoas. Apesar de ter uma área mais ou menos do tamanho do estado do Mato Grosso do Sul, o Japão é extremamente povoado. Com isso, o país possui habitações majoritariamente verticais (edifícios), e imóveis bastante pequenos, apesar de muito aconchegantes e confortáveis.

A densa população também ensinou o Japão a construir os melhores serviços de transporte público do mundo. O metrô de Tóquio é um exemplo disso. Os trens-bala que cruzam o país podem atingir até 400 km/h, enquanto os aeroportos oferecem voos domésticos por valores bastante acessíveis. Por isso, se você decidir ir ao Japão, certamente não terá problemas para se locomover pelo país.

O japonês é um povo bastante receptivo

Culturalmente, o povo japonês é bastante tímido, reservado e contido em si mesmo. Porém, os sucessivos anos de intenso turismo, crescimento econômico constante e uma cultura cada vez mais globalizada levaram as pessoas a receber estrangeiros de uma forma mais receptiva, feliz e com o intuito de colaborar.

Intercambistas do Brasil que vão para o país asiático receberão uma acolhida carinhosa, com intensa experiência de trocas culturais e muita boa vontade do povo anfitrião em ensinar e interagir. Lá, irão encontrar experiências plurais de vida, nas artes, na cultura, na língua, nos locais, nas interações sociais, na comida e em tudo o que imaginar!

Você quer fazer um intercâmbio? Acesse o nosso site e conheça as nossas possibilidades para a sua melhor experiência internacional!


Voltar para notícias

Outras Notícias