Muitas pessoas que amam viajar levam consigo um companheiro bastante desagradável: o medo de avião. Há quem comece a suar frio e passar mal só de pensar em tudo que precisará enfrentar nos ares. O pior é que se trata de algo mais comum do que se imagina.
De acordo com o Ibope, cerca de 42% dos brasileiros têm ansiedade ao voar. E os sintomas já começam a aparecer nos dias que antecedem o voo. É quando insônia, taquicardia, perda de apetite e tontura surgem. Na hora do embarque, a fobia chega próxima de seu ápice.
A intensidade deste problema vai variar de pessoa para pessoa. Ainda assim, na maioria dos casos, de gravidade menor, há algumas formas de mitigar o desconforto. Especialmente para os marinheiros de primeira viagem, vale prestar atenção nesta possibilidade. Pensando nisso, apresentamos, a seguir, 5 dicas para não passar sufoco na sua primeira viagem internacional.
1. Onde sentar?
O primeiro detalhe a ser observado é a escolha do assento. É ideal ficar longe das janelas para não alimentar o receio da altura. Prefira o corredor e feche, ou evite, olhar por qualquer janela da aeronave. Mesmo porque não é só a altitude que pode assustar: nuvens e relâmpagos também podem alimentar a sua ansiedade.
Outra dica diz respeito à localização da sua poltrona com relação ao corpo do avião. A parte da frente tende a balançar com menor intensidade e próximo às asas é onde as turbulências são menos percebidas. Neste caso, também se fica mais próximo dos comissários de bordo, o que pode acalmar algumas pessoas.
2. Saiba como funciona o processo
Esta dica ajuda a alimentar o seu lado racional, abrandando a força de certos medos. Entender o funcionamento de uma aeronave tranquiliza com relação aos barulhos, por exemplo. Afinal, são parte natural do processo. Outro benefício é que o conhecimento de como funciona um avião dá maior certeza de sua segurança.
3. Cheque as estatísticas
Às vezes, os números são a melhor forma de acalmar os temores de quem vai fazer o primeiro voo. Quer uma dimensão da segurança desse meio de transporte? A chance de fatalidade é de 1 em 1,2 milhão! É o que informam as agências de voo dos EUA. Para se ter uma ideia, é muito mais fácil morrer de um ataque do coração: 1 chance em 6.
4. Nada de ingerir cafeína ou álcool
Se você tem medo de avião precisa ter cuidado com aquilo que ingere. As duas substâncias em questão são estimulantes. Isto significa que podem aumentar estados de ansiedade. Pior: ambas oferecem o risco de desidratação. Dê preferência às bebidas relaxantes, como um bom chá!
5. Turbulências são normais, então, distraia-se
Por fim, é preciso entender que as turbulências são algo natural com grande chance de acontecer. Contudo, saiba que os aviões são projetados para resistir à uma pressão muito maior do que a sofrida nas turbulências. O melhor é não prestar atenção a este tipo de detalhe. Use o tempo de viagem para se distrair com um livro ou filme.
Se você tem medo de avião, estas 5 dicas básicas podem ajudar a contornar o problema. Assim, a sua primeira viagem internacional não corre o risco de ser prejudicada pelo nervosismo.
Tem alguma dúvida ou caso para contar? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo. Quer mais informações que podem ajudar a melhorar as suas viagens? Então leia os outros textos do nosso blog!