Mitos e verdades sobre intercâmbio na Europa

Viagens para estudo e trabalho no exterior continuam na lista de sonhos de muitos. Viajar e conhecer diferentes culturas fascina e atrai muita gente, mas o que parece um sonho belo pode esconder diversos mitos e verdades.

Separamos aqui, 4 mitos e verdades sobre intercâmbio na europeia que você precisa conhecer antes de botar a mochila nas costas.

Europa é uma ótima pedida para intercâmbios culturais
VERDADE:
A Europa é um continente formidável para intercâmbio, pois a diversidade cultural é tremenda. Perfeito para quem quer estudar e ainda conhecer a cultura de um dos continentes mais antigos e lindos do planeta.

Num hostel só encontrarei bagunça e a galera mais jovem
MITO:
Isso é praticamente uma lenda urbana.
Embora se hospedar num hostel seja a preferência de jovens, nada impede que pessoas mais velhas optem por ficar hospedado nos milhares de hostels que existem pela Europa. Eles são muito aconchegantes, modernos e organizados, além de você gastar bem menos do que num hotel, sem dúvida.

A papelada é tanta que até assusta!
MITO:
Pense que você está saindo do seu país de origem e entrando em outro. A burocracia existe de fato, mas achar que a papelada e vistos exigidos são coisas de outro mundo: nem pensar!

Além disso, os programas de intercâmbio hoje em dia estão bem mais flexíveis do que anos atrás, graças às agências de intercâmbio que dão o suporte necessário para um embarque seguro e cuidam da parte chata para você.

Se o destino escolhido for a Inglaterra, não espere muito calor humano
VERDADE:
Os brasileiros são mestres em adaptação e em fazer amizades por onde passam. É algo inerente em nossa cultura. Mas no caso de cursos no exterior na Inglaterra, a coisa muda de figura.

Ingleses não são calorosos. Culturalmente, eles tem o jeitão mais sisudo e que pode deixar um estudante de intercâmbio ou turista meio assustado. Apesar disso, são extremamente educados e adoram uma saidinha para os pubs da vida.

Tem como conhecer diversos países sem esvaziar muito os bolsos
VERDADE:
Um intercâmbio pela Europa permite que se gaste relativamente pouco e se conheça muito. Os países são coladinhos uns nos outros e os meios de transportes funcionam de forma dinâmica por um valor razoável.

Consigo me virar com o idioma na Europa, basta saber o inglês
MITO:
A questão do idioma é importante, apesar de muitos acharem que não. Não podemos negar que o inglês é uma língua que leva você para longe, mas em países de língua neolatinas, como Itália e França, a língua inglesa não é tão queridinha assim.

Na Europa, existem países com uma população mais idosa e que encontra dificulta na compreensão e comunicação fora da língua materna. Agora, se você optar por um país nórdico como Suécia e Finlândia os problemas com o inglês tendem a diminuir.

Dê preferência as viagens de trem, são mais baratas
VERDADE:
Na realidade, é uma meia verdade, visto que os preços dos bilhetes ferroviários podem variar dependendo das regiões e trechos.

Claro que se compararmos com os preços de uma empresa aérea “low cost”, o preço cai, porem geralmente os aeroportos desses voos são longe da cidade (às vezes até em outras cidades) e você acaba gastando mais com o deslocamento do aeroporto para a cidade, já o trem chega sempre no centro das cidades.

Tem ainda a opção de ônibus para quem não faz muita questão do desconforto de viagens por estradas.

Preciso ter muita grana para um intercâmbio
MITO:
Que você precisa ter dinheiro realmente é uma verdade. É impossível fazer cursos no exterior sem uma reserva. Mas se pensarmos como destino a Irlanda, que permite viagens com um custo-benefício ótimo, a ideia de que é necessário ter muita grana cai por terra.

E não se esqueça de que seu sonho de viajar para o exterior pode ser parcelado. Só o que precisa é escolher o destino e agência de intercâmbio certa.

CANAL DA BEX

SIGA-NOS

NEWSLETTER DA BEX

Cadastre-se para receber nossa newsletter com dicas e novidades todo mês:

a bex

Conheça a BEX
Filiações e parcerias
Responsabilidade Social

agências

Clique no botão abaixo para conhecer nossas agências

trabalhar no exterior

Copyright © 2023 BEX | todos os direitos reservados

Desenvolvido por StudioVogel

Entrar

Utilize nosso atendimento via Whatsapp e fale diretamente com a agência da sua região

Converse com uma de nossas agências espalhadas pelo Brasil

Estudar no Exterior

Existem várias opções de programas para estudar no exterior. E cada uma com vários subtipos. Escolha sua melhor opção a seguir

Trabalhar no Exterior

Ideal para quem deseja morar no exterior e trabalhar legalmente, enriquecendo o currículo profissional.