Já está preparando a sua próxima viagem? Está pensando em qual vai ser o próximo destino das suas férias ou intercâmbio e qual vai ser o novo lugar que você vai conhecer? Existem países em que o brasileiro não precisa de passaporte para entrar, e conhecê-los, pode ajudar você a decidir para onde viajar.
Confira!
Eliminando a burocracia
O planejamento é uma das etapas mais importantes de qualquer viagem. Essa preparação é, ao mesmo tempo, extremamente divertida e um pouco chata. Decidir para onde você vai, planejar o roteiro, escolher o melhor hotel, é muito legal. Mas, a parte mais burocrática de verificar o passaporte e o visto, e todos os documentos necessários, já não tem a mesma emoção.
Para todas as etapas, existem soluções que podem ajudar. Primeiro: você pode contar com a ajuda de uma agência que ofereça um atendimento personalizado, para ajudar você a encontrar a sua viagem ideal. Além disso, você pode escolher como destino um dos países em que o brasileiro não precisa de passaporte e cortar uma boa parte desta burocracia.
Em quais países o brasileiro não precisa de passaporte?
Graças aos acordos diplomáticos do Mercosul a lista de países em que não é necessário apresentar o passaporte é bem grande. Ao todo, são nove: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Para qualquer um destes países, o único documento que você precisa é a identidade e o Itamaraty tem algumas dicas para facilitar ainda mais o processo. Por exemplo, é recomendado que o documento esteja em perfeito estado de conservação e que a foto esteja em dia.
Se houve uma mudança muito grande na sua aparência, é uma boa ideia atualizar a identidade. É muito comum, tirar a carteira na adolescência, ou mesmo na infância, então na hora de viajar é necessário ter uma foto um pouco mais atual.
Já o visto é emitido automaticamente, no momento em que você for entrar no país em questão. Ele geralmente tem duração máxima de 90 dias e se você não atualizar ou ficar lá mais do que esse tempo, pode receber multas ou até mesmo ser deportado.
O que fazer nesses países?
Agora que você já sabe quais países o brasileiro não precisa de passaporte para entrar, você pode começar a pensar um pouco mais no que fazer quando estiver planejando sua visita. Felizmente, a América do Sul é repleta de atrações imperdíveis.
No Peru, em Machu Picchu, você encontra o berço da civilização Inca e um dos pontos turísticos mais famosos não só do nosso continente, mas de todo o mundo. As ilhas dos Uros, ilhas artificiais construídas em cima do lago Titicaca que é o maior do mundo, também são imperdíveis.
A Argentina é outro exemplo de um destino incrível que está, literalmente, logo ali do lado. Desde Buenos Aires, até a Terra do Fogo, que é a porta de entrada para a Antártida, o país oferece diversas opções. Isso sem falar nos passeios de esqui em Bariloche.
A América do Sul é repleta de inúmeras atrações que valem muito a pena conhecer. O maior deserto de sal do mundo, que fica na Bolívia, parece uma cena de ficção científica. A Colômbia possui inúmeras atrações e é um país extremamente lindo. O Chile tem a cordilheira dos Andes e a belíssima cidade de Santiago. Enfim, cada país tem uma lista de atrações praticamente sem fim.
Agora que você já sabe como é fácil viajar e aproveitar essas atrações, que tal começar a planejar sua próxima viagem ou intercâmbio? A gente ajuda!