Bex Intercâmbio Cultural

A primeira viagem internacional é sempre cercada de grande expectativa. É a oportunidade de desbravar um novo país, uma nova cultura e conhecer lugares que você sempre sonhou em visitar.

Mas essa aventura também é marcada por uma dose de ansiedade e insegurança. Afinal, você quer se certificar que não terá problemas na imigração, ou que não faltou nenhum detalhe no planejamento da viagem para que tudo ocorra bem.

Se estas são algumas de suas inquietações, fique tranquilo. Nada que um bom planejamento não resolva. E para não passar aperto, nós vamos te mostrar como se preparar para que a sua primeira viagem internacional seja repleta de tranquilidade. Siga as dicas e evite imprevistos na realização do seu sonho!

Atenção aos documentos

O passaporte é um item primordial – exceto para países do Mercosul, que aceitam o RG -, portanto, nada de deixar para tirá-lo de última hora. Fique atento também porque alguns países exigem até que o documento tenha o mínimo de seis meses de validade.

O visto de entrada e permanência é outro documento imprescindível, exigido em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, entre outros. O comprovante de vacina contra febre amarela também é pedido em muitos países, como Austrália, África do Sul, Colômbia, Tailândia e Panamá.

Por fim, se o destino for um país da União Europeia, é obrigatória a contratação de um seguro de viagem. Acredite, ele pode ser fundamental em caso de emergência.

Orçamento e roteiro

Esta é a parte mais divertida da preparação para a viagem, mas que exige grande responsabilidade. Afinal, nenhum detalhe pode passar batido.

O primeiro passo é estipular um orçamento para os gastos com hotel, transporte, alimentação, passeios e compras. Pense em todos os detalhes: como funciona o transporte público? E a conectividade à internet? Nada pode passar batido.

Estude o câmbio

Devo comprar moeda antes da viagem? Tudo depende do contexto. Em países com moeda mais fraca do que a nossa, o câmbio somente no destino pode ser vantajoso.

Em outros casos, é fundamental se planejar para trocar o dinheiro com antecedência, especialmente em um momento que o real esteja com uma boa cotação. Fique atento ainda em relação às condições de segurança do próprio país para andar com dinheiro em espécie.

Chegue ao aeroporto com antecedência

Em geral, voos internacionais exigem que você chegue ao aeroporto com, no mínimo, duas horas de antecedência (dica: o ideal é três). Este é basicamente o tempo necessário para seguir os trâmites.

Alguns deles, como o check in, podem ser até antecipados na sua casa. Normalmente, este procedimento é liberado para ser feito online com 24h ou 48h de antecedência.

Imigração: o que fazer?

Ao chegar no seu destino ou descer em uma conexão, vem o primeiro desafio: a imigração. Mas fique tranquilo, basta seguir o fluxo de quem está saindo do avião e aguarde a sua vez de ser atendido.

Neste momento, os agentes irão conferir os documentos necessários e, eventualmente, fazer algumas perguntas. Não tenha medo de respondê-las, mas seja sucinto e evite brincadeiras para que o procedimento seja o mais rápido possível.

Agora que desembarcou, é só curtir sua viagem e trazer na bagagem muitas fotos e experiências fantásticas.


Voltar para notícias

Outras Notícias