Viajar para conhecer novas culturas é uma das experiências mais enriquecedoras pela qual podemos passar. Mas não podemos esquecer que os costumes de outros países podem ser bem diferentes dos nossos, pensando nisso, separamos 11 regras de etiqueta na mesa de diferentes lugares do mundo para ajudá-lo a não fazer feio em sua próxima aventura.
1. Itália
Diferente do que estamos acostumados em alguns estados brasileiros, na Itália não devemos pedir condimentos para nossa pizza. Acrescentar ketchup, mostarda ou queijo extra deixa os italianos extremamente irritados.
2. França
Se for viajar para a França e um pãozinho chegar a sua mesa antes do prato principal, não coma. Ele não é um aperitivo, como costumamos pedir no Brasil, e sim parte da refeição que deve ser ingerido junto com o restante da comida.
3. Índia
Se for viajar para a Índia, lembre-se de sempre utilizar a mão direita para comer. Isso porque a mão esquerda deve ser utilizada apenas para as necessidades fisiológicas. Também não se deve colocar os dedos diretamente na boca, o ideal é empurrar a comida usando o polegar.
4. Japão
É importante fazer barulho ao comer no Japão, principalmente se a refeição for lámen ou sopa. Ao contrário do que aprendemos no Brasil, lá fazer barulho ao comer é um sinal de educação e demostra que você gostou da comida que está provando.
5. Egito
Levantar-se da mesa para servir sua própria bebida é considerado falta de educação no Egito. Caso seu copo fique vazio, você deve esperar alguém se oferecer para reabastecê-lo e deve também retribuir o favor quando o copo de um de seus acompanhantes à mesa estiver vazio.
6. China
Sempre deixe um pouco de comida no prato quando viajar para a China. Esse costume demostra que o cozinheiro preparou a quantidade suficiente para todos os convidados.
7. Coreia
No país, o costume é esperar os mais velhos terminarem suas refeições para que os mais novos possam começar a comer. E se um prato for oferecido a você, o apropriado é pegá-lo com as duas mãos, mostrando reconhecimento e respeito.
8. Tailândia
Nesse país, o garfo serve apenas para empurrar a sua porção de comida até a colher. Não se deve comer diretamente do garfo, pois isso causará má impressão aos presentes à mesa.
9. Portugal
Pedir sal e pimenta para um garçom em Portugal é um ato considerado extremamente rude, pois significa que você não confia nas habilidades culinárias da pessoa que preparou sua comida.
10. México
O costume no México é de comer tudo com as mãos. Utilizar talheres pode ser considerado um ato de presunção. Por isso, se estiver passando por lá, pode pegar a comida com as mãos sem medo de ofender alguém.
11. Rússia
A Rússia é muito protetora quando o assunto é a vodca, sua bebida nacional. Por isso, eles consideram um absurdo misturá-la a qualquer outra bebida. No país, também é considerado ofensivo recusar uma bebida quando lhe é oferecida.