Bex Intercâmbio Cultural

Se você está planejando fazer uma viagem ao exterior, fique sabendo que além de se preocupar com passaporte, você tem outra coisa para levar em consideração: as vacinas obrigatórias – e o mesmo vale para o tão sonhado intercâmbio.

Mesmo que sua carteira de vacinação esteja em dia, dependendo do país para o qual você for, algumas vacinas são obrigatórias. Portanto, se o destino das suas próximas férias ou até mesmo de uma viagem a trabalho é o exterior, continue acompanhando esse post e confira quais vacinas são obrigatórias em viagens internacionais e em quais países. Boa leitura!

Por que existe uma obrigatoriedade nas vacinas em determinados países?

Muitas pessoas não entendem o porquê de alguns países exigirem a obrigatoriedade de algumas vacinas, mas isso é bastante simples. Basicamente, trata-se de uma medida de segurança adotada pelos países ao receberem visitantes, principalmente aqueles provenientes de regiões que já possuem um histórico com doenças como a da febre amarela, por exemplo.

Vacina contra a febre amarela

Uma das vacinas mais comuns exigidas antes de viagens internacionais, a vacina contra febre amarela é exigida em países como:

África do Sul
Austrália
Arábia Saudita
Egito
China
Rússia
Uruguai

Se o seu país de destino não foi citado acima, mas ainda assim você tem dúvidas quanto à obrigatoriedade da vacina contra febre amarela, uma boa opção é acessar o portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Lá você encontra uma lista completa com todos os países que possuem a exigência da vacina contra a febre amarela por parte dos turistas.

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), você sabe o que é?

Se você não é acostumado (a) a viajar para fora do Brasil, certamente não sabe sobre o que se trata o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Basicamente, esse é o documento oficial que comprova que você tomou todas as vacinas necessárias antes de viajar.
Mesmo que a sua carteira de vacinação esteja em dia, é indispensável que você apresente também o CIVP, já que alguns países de destino podem até mesmo impedir que você desembarque caso não esteja portando essa documentação.

Para emitir o seu CVIP, basta recorrer a um dos centros de orientação de viajantes espalhados por todo o território nacional. Existem tanto opções geridas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quanto pelo setor privado.
Outras vacinas obrigatórias em viagens internacionais

Hepatite A

Países da região da Ásia, bem como cidades sem saneamento adequado e litorâneas. Segundo indicações médicas, a vacina contra a hepatite A precisa ser ministrada em duas doses com intervalo de 6 meses, apenas uma vez na vida.

Raiva

Caso você esteja viajando para a Índia, não se esqueça que a vacina contra a raiva é obrigatória para turistas. Essa vacina precisa ser ministrada em 3 doses com intervalo de 7 dias, sendo que a cada nova viagem uma nova avaliação deve ser feita.

Febre Tifoide

Por fim, se o seu destino é algum país da Ásia ou da África, é preciso que você saiba que a vacina contra a febre tifoide é obrigatória. A cada 3 anos uma dose deve ser administrada.

Quer saber mais sobre viagens, a lazer, trabalho ou intercâmbios? Entre em contato com a gente e confira os outros conteúdos do nosso blog!


Voltar para notícias

Outras Notícias